O Oscar 2016 está cada vez mais próximo e com ele vêm as expectativas para a grande noite da premiação. Como todos os anos, há uma grande quantidade de apostas e especulações sobre quais serão os filmes, atores e diretores que vão levar para casa a tão cobiçada estatueta.

Com um grande número de filmes estreando ao longo do ano, a escolha dos indicados não é uma tarefa fácil. Mas alguns filmes chamaram mais a atenção da crítica e do público, tornando-se os favoritos na corrida pelo prêmio máximo.

Entre os indicados para Melhor Filme, o grande favorito é O Regresso, dirigido por Alejandro González Iñárritu e estrelado por Leonardo DiCaprio. O filme já recebeu inúmeros prêmios e indicações em outras premiações, além de ter sido muito bem recebido pela crítica. Outros filmes que concorrem na mesma categoria e que têm chances de levar a estatueta são Spotlight, A Grande Aposta e Mad Max: Estrada da Fúria.

Na categoria de Melhor Ator, a aposta é unânime: Leonardo DiCaprio é o grande favorito a levar o prêmio pelo seu papel em O Regresso. Essa é a sexta vez que o ator é indicado ao Oscar e muitos acreditam que chegou a hora dele finalmente receber a premiação. Outros atores indicados na mesma categoria são Eddie Redmayne, Matt Damon, Bryan Cranston e Michael Fassbender.

Entre as mulheres, a categoria de Melhor Atriz promete ser bastante disputada. As favoritas são Cate Blanchett, por Carol, e Brie Larson, por O Quarto de Jack. As outras indicadas são Charlotte Rampling, Jennifer Lawrence e Saoirse Ronan.

Na categoria de Direção, novamente Alejandro González Iñárritu aparece como grande favorito por seu trabalho em O Regresso. Outros diretores indicados são George Miller, por Mad Max: Estrada da Fúria, Tom McCarthy, por Spotlight, Lenny Abrahamson, por O Quarto de Jack, e Adam McKay, por A Grande Aposta.

Além das categorias principais, existem outras que também chamam a atenção dos apostadores, como Melhor Animação, Melhor Documentário e Melhor Trilha Sonora.

Em Melhor Animação, a disputa está acirrada entre Divertida Mente, da Pixar, e Anomalisa, dirigido por Charlie Kaufman e que surpreendeu a crítica pelo seu enredo inovador e maduro. Já em Melhor Documentário, o grande favorito é Amy, que retrata a vida da cantora Amy Winehouse.

Quanto à Melhor Trilha Sonora, a escolha é bastante difícil, mas a aposta é em Os Oito Odiados, de Ennio Morricone, que já ganhou o Globo de Ouro pela mesma categoria.

Como toda grande premiação, o Oscar 2016 promete ser repleto de surpresas e reviravoltas, mas os favoritos são sempre os que chamam mais a atenção do público e da crítica. Resta agora esperar para ver quem serão os grandes vencedores da noite mais importante do cinema mundial.