O Campeonato Brasileiro é a competição mais importante do futebol nacional. A cada ano, os times entram em campo em busca do título e da tão sonhada vaga na Taça Libertadores da América. Em 2017, o Brasileirão foi disputado por 20 clubes e teve mais de 300 jogos realizados ao longo de sete meses. Mas diante de tanta disputa, quem foi o favorito do Brasileirão 2017?

Para descobrir o grande vencedor, é preciso analisar diversos fatores como a campanha do time ao longo da competição, o desempenho dos jogadores, a qualidade do elenco, o calendário das partidas e muitos outros. Por isso, o objetivo deste artigo é apresentar uma análise detalhada da temporada do Brasileirão 2017 e apontar quem foi o favorito da competição.

O campeonato começou no dia 13 de maio de 2017 e teve seu término em dezembro do mesmo ano. Ao todo, 20 clubes disputaram o título e a vaga na Taça Libertadores. A competição foi marcada pelo equilíbrio entre as equipes, muitos gols e uma disputa acirrada pela liderança.

Durante as 38 rodadas do campeonato, os times apresentaram altos e baixos e os resultados surpreendentes foram uma constante. Porém, alguns se destacaram mais do que outros. O Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Santos foram considerados os favoritos durante a competição.

O Corinthians, campeão do Brasileirão em 2015, fez uma campanha incrível na sua primeira metade. O time paulista mostrou-se muito sólido e consistente em campo, tendo uma defesa muito sólida, além de contar com um ataque que convertia as chances criadas em gols. No entanto, a segunda metade do campeonato foi um pouco mais preocupante para o time, que, apesar de manter a liderança durante quase todo o campeonato, acabou perdendo um pouco de fôlego e terminou a competição com 72 pontos, o que foi um pouco abaixo do que seria esperado levando em conta o seu início arrasador.

O Palmeiras, por sua vez, fez uma campanha muito equilibrada ao longo do Brasileirão. O time apresentou um elenco forte e entrosado, com destaque para o meia Dudu e o atacante Willian. O técnico Cuca tentou aproveitar ao máximo o potencial dos seus jogadores durante a temporada, mas as diversas lesões e os desfalques por convocações para a Seleção Brasileira atrapalharam um pouco o desempenho da equipe palmeirense. Apesar disso, o Verdão terminou o campeonato com 63 pontos e garantiu a classificação para a Libertadores.

O Grêmio, que mais tarde seria campeão da Libertadores de 2017, fez um campeonato muito sólido e contou com a boa fase dos atacantes Luan e Barrios durante toda a temporada. Além disso, o time gaúcho contou com uma defesa muito forte e segura, o que tornou o time muito difícil de ser batido. O Grêmio esteve na liderança do campeonato em várias rodadas e terminou a competição com 62 pontos, também garantindo a vaga para a Libertadores.

O Santos também apareceu como um dos times mais cotados para levar o Brasileirão 2017. O Peixe contou com o talento do atacante Bruno Henrique e um meio-campo muito criativo, liderado por Lucas Lima. No entanto, o time sofreu com muitas lesões durante a temporada e não conseguiu se manter firme na disputa pelo título. O Santos terminou o campeonato com 63 pontos e ficou com a terceira colocação.

No fim das contas, o Corinthians se sagrou o campeão do Brasileirão 2017. Apesar de um segundo turno menos consistente do que o primeiro, o time paulista contou com a liderança do técnico Fábio Carille e jogadores como Jadson, Fagner e Jô para se manter na ponta da tabela e garantir o título com uma rodada de antecedência. Com um total de 72 pontos e 21 vitórias ao longo da temporada, o Corinthians foi o favorito e acabou levando o troféu para casa.

Em resumo, o Brasileirão 2017 foi uma competição muito equilibrada e marcada pelo bom nível técnico dos times. O Corinthians, com uma campanha sólida e consistente, se manteve na liderança durante quase todo o campeonato e se sagrou o grande favorito e o grande campeão do torneio. Mas, sem dúvida, outras equipes como Palmeiras, Grêmio e Santos também fizeram excelentes campanhas e mostraram o porquê de serem considerados favoritos.